Procurar

Carregando...
terça-feira, 9 de agosto de 2011

Beto Barbosa - 15 Sucessos


Biografia:
Beto Barbosa, nome artístico de Raimundo Roberto Morhy Barbosa, nasceu em Belém do Pará, no dia 27.02.1955. Entretanto, a história de sua família começou muito antes disso, mais precisamente no Estado do Acre, por volta  da época áurea da exploração da borracha, na região amazônica, com a chegada de seu avô, HASSEM MORHY, proveniente do Líbano. Em terras brasileiras, conheceu a avó de Beto, ADELINA, com quem se casou, fixando, em seguida, residência em Belém do Pará, dando início à linda e vitoriosa história da família Morhy. Já estabelecidos na capital paraense, sr. Hassem começou a vender  redes e variedades pelas ruas, como mascate, ao mesmo tempo em que sua esposa, tomava conta da casa e dos filhos.
Com o sucesso das vendas e graças à sua habilidade comercial, Hassem abriu a sua primeira loja, dando início a uma história de sucesso comercial em Belém. Nesta época o Sr,Hassen buscava educar seus filhos, ensinando e contribuindo para que todos seguissem a mesma trajetória comercial - dando início assim à rede de lojas dos filhos homens sem se importar neste ponto com as filhas mulheres: cultura árabe.
Conhecido como "o rei do balanço", ou "O rei da lambada", é um dos artistas mais populares do país, especialmente nas regiões norte e nordeste, já tendo atingido mais de quatro milhões de discos vendidos. Durante a década de 1980, foi um dos grandes divulgadores da lambada, ritmo que alcançou grande sucesso naquele período,transformando-se, inclusive, em modismo internacional, com forte repercussão na Europa e nos Estados Unidos, o que geraria programas especiais de televisão e documentários de larga divulgação no mundo inteiro.

Sendo compositor da maioria de músicas de seu repertório, sua música se caracteriza pelo estilo dançante que abrange merengue, calipso, axé e principalmente o forró, além de outros ritmos regionais, passando pelo Zouk, ritmo que deu origem à lambada, e o xote, em recriações de clássicos como "Gostava tanto de você" e Meu amor não vá embora", que foi tema da novela "Tropicaliente", apresentada pela TV Globo no início da década de 1990.

O artista divide-se entre São Paulo e Fortaleza, onde é muito popular, já tendo feito apresentações em quase todo o país, especialmente em cidades do norte e nordeste, como Currais Novos e Vaquejada no Rio Grande do Norte, Forrico em Fortaleza e Icó no Ceará, sempre acompanhado de sua banda que, em algumas formações, chegou a contar com 21 componentes.

Já recebeu vários prêmios de vendagem e de popularidade, inclusive o Troféu Imprensa. Já esteve, com sucesso, em turné no exterior, países da África, Europa, como a Itália, onde permaneceu em temporada de show pela região da Sicília.
Em 1999, lançou, pela gravadora "Atração", o 13º disco de sua carreira e primeiro gravado ao vivo. A gravação se realizou no Centro de Tradições Nordestinas de São Paulo. O álbum trazia 14 faixas, distribuídas entre músicas inéditas, como "Não me machuque assim", de sua autoria, que logo se tornou destaque nas hit-paradas de João Pessoa, alcançando, gradativamente, 8 execuções por dia, a pedido do público. Apontada como a novidade do disco, a influência do estilo zouk love, que se faz presente em " Chamego", "Te amo", "Sou assim" e "Possuída" e "Não me machuque assim". O disco também contava com sucessos já consagrados, como "Adocica", música que liderou a vendagem de 2,7 milhões de seu terceiro disco, em 1988, e "Beijinho na boca", responsável principal pela venda de 2,3 milhões de cópias do álbum seguinte.


Faixas:

01 - Dona
02 - Canário Polivalente
03 - Dança do Lambadão
04 - Pra Ficar 10
05 - Girando no Salão
06 - Quando Bate o Coração
07 - Chamego (Ao Vivo)
08 - Amor Bandoleiro
09 - Com Você quero viver
10 - Iemanjá
11 - Socorro Pai
12 - Possuída (Ao vivo)
13 - Dançando Merengue
14 - Vou te Deletar
15 - Meu Amor não vá Embora




0 comentários:

Google+ Seguidores

Moderador

Veja Também