rádio

sábado, 14 de janeiro de 2012

07/01/1982: Fundação do Museu Afro-Brasileiro, em Salvador – BA.


Vídeo sobre o núcleo Trabalho e Escravidão da exposição permanente do Museu Afrobrasil, em São Paulo, que mostra, entre outras coisas, as regiões do continente africano de onde vieram os negros escravizados, valorizando o conhecimento e as técnicas implantadas por eles na agricultura e na mineração brasileira.



Neste vídeo, você vai conhecer uma parte do núcleo História e Memória que integra a exposição permanente do Museu Afro Brasil, em São Paulo. Neste núcleo estão retratos e textos de personalidades negras da História do Brasil

Museu Afro-Brasileiro de Salvador foi inaugurado em 7 de janeiro de 1982, pela então Diretora do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), Drª Yeda Pessoa de Castro, através de um acordo entre os Ministérios das Relações Exteriores e da Educação e Cultura doBrasil, o governo da Bahia, a prefeitura da cidade do Salvador e a Universidade Federal da Bahia.
Trata-se de uma instituição que se propõe defender, estudar e divulgar tudo o que se relacione com temas afro-brasileiros. Para esse fim, dispõe de uma colecção de peças de origem ou inspiração africana, ligadas quer ao trabalho e à tecnologia, quer à arte e às religiões. Neste campo, há também lugar a objectos de origem brasileira, relacionados com a religião afro-brasileira da Bahia, incluindo um conjunto de talhas em cedro de autoria de Carybé, 27 painéis representando os orixás do candomblé da Bahia.
museu, que foi primeiro organizado por Pierre Verger, está instalado no edifício da primeira escola de medicina do Brasil, que hoje é propriedade da Universidade Federal da Bahia e localizada no Terreiro de JesusCentro Histórico de Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário após o Download.

PESQUISAR

Carregando...

Copyright Text

NSA Stúdios® - Uma Organização com direitos autorais à Sessão da Tarde Oficial